Atividade Física Adaptada

A Atividade Física Adaptada também é conhecida como Atividade Física Inclusiva.

Com o objetivo de saúde e  “educação física para todos”, busca garantir o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor não só das pessoas com deficiência, mas de todos os envolvidos!

O RAMP está se adaptando neste movimento inclusivo! 

Um pouco sobre...

WhatsApp Image 2021-07-09 at 14.24.21.jpeg
WhatsApp Image 2021-07-09 at 14_edited_edited.jpg

Yoga Adaptada

Os princípios do yoga buscam o equilíbrio entre o corpo físico, a mente e o espírito proporcionando bem estar.

 

 

A prática regular de Yoga promove o aumento da consciência corporal, da concentração, do controle respiratório, da força, equilibrio e postura. 

 

Durante a prática da Yoga o alongamento e relaxamento muscular é obtido sendo que a questão de limites é muito pessoal, cada um sabe o seu e isso não tem a ver com ser ou não deficiente, mas com o conhecimento do próprio corpo e de si mesmo.

Não existe limitação e sim adaptação!

A prática de yoga para as pessoas amputadas pode ser adaptada dependendo do movimento/postura com ou sem a utilização de uma prótese.

WhatsApp Image 2021-07-09 at 14.24.21.jpeg

Dança Adaptada

Dançar é vida é terapia!

É movimento!

É expressão corporal!

 E a dança adaptada vem sendo um importante instrumento que estimula o  auto estima, a socialização e melhora a qualidade de vida!

WhatsApp Image 2021-07-09 at 14.24.21.jpeg

Pilates Solo Adaptado

O Método Pilates pode e deve ser realizado em pessoas que sofreram amputação.

 

O Pilates solo proporciona maior adaptação, uma vez que, os exercícios são adaptados utilizando as capacidades individuais de cada um.

 

Trabalhando a musculatura de uma forma geral em diversos exercícios pode melhorar a autoestima, garantindo maior autonomia, coordenação motora, postura, flexibilidade e equilíbrio.